Prefeitura de São Paulo leva estudantes da rede pública para visita em bibliotecas temáticas da cidade

De 7 a 15 de maio, parceria intersecretarial oferece espetáculos e oficinas na Semana da Leitura

 

Foto: Divulgação

 

  São Paulo, maio de 2026 - A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realiza, de 7 a 15 de maio, a Semana da Leitura, iniciativa que promove visitas guiadas de escolas públicas às bibliotecas temáticas municipais

  As bibliotecas temáticas da capital paulista, além do acervo comum, também recebem coleções especializadas e programação permanente em diferentes áreas, como Cultura Afro-brasileira, Direitos Humanos, Feminista, Literatura Fantástica, Música, Poesia, Cinema, Ciências, Meio Ambiente e Cultura Popular.
 

  A programação começou na última Quinta (07), às 14h, na Biblioteca Prestes Maia, com o espetáculo musical 'Lispectorianinhas – Cantigas para Clarice Lispector'. Na Sexta (08), às 15h, a Biblioteca Castro Alves recebe a oficina “Recriarte”, que ensina como criar do zero, brinquedos com materiais recicláveis.
 

  Na Terça-feira (12), a programação acontece em dois espaços. Às 10h, a Biblioteca Belmonte recebe a vivência artística 'Uma história conta outra', um ateliê infantil que estimula a imaginação a partir da transformação de objetos que já não têm uso em novos brinquedos. Às 11h, a Biblioteca Parque São Rafael recebe a intervenção 'Arte ao Vivo!', com a criação de um mural coletivo.
 

  Na Quarta (13), o dia será de apresentações teatrais em diferentes regiões. Às 9h, as bibliotecas Érico Veríssimo e Padre José de Anchieta recebem, respectivamente, os espetáculos “Missão: O Mundo Caiu!” e “Circus – A Nova Tournée”. Às 14h, a Biblioteca Jardim Lapenna apresenta nova sessão de “Missão: O Mundo Caiu!”. Às 16h, a Biblioteca Mário Schenberg tem a apresentação de “Ciência em Histórias”.
 

  A Biblioteca Afonso Schmidt recebe o espetáculo circense 'Circus – A Nova Tournée' na Quarta-feira (14), às 9h. À tarde, às 14h, a Biblioteca Jayme Cortez apresenta o musical 'Show Borboletrando', com músicas clássicas da cultura Brasileira.
 

  Encerrando a programação, na Sexta (15), a Biblioteca Thales Castanho de Andrade recebe, às 11h, 'Los Xerebas', intervenção artística comandada por dois palhaços brincalhões. Às 14h, a Biblioteca Álvaro Guerra terá a oficina de materiais recicláveis “Recriarte”, e às 14h30 a Biblioteca Pedro Nava promove o espetáculo teatral “Arvoreteca”, que propõe reflexões sobre o meio ambiente.
 

Saiba mais sobre as bibliotecas temáticas: Link

  Confira mais no site oficial. Acompanhe as redes sociais da SMC e o site SP+Cultura para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.

 

 

Por: Assessoria da Prefeitura