Prefeitura de São Paulo leva estudantes da rede pública para visita em bibliotecas temáticas da cidade
De 7 a 15 de maio, parceria intersecretarial oferece espetáculos e oficinas na Semana da Leitura
Foto: Divulgação
São Paulo, maio de 2026 - A
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa por meio do Sistema
Municipal de Bibliotecas em parceria com a Secretaria Municipal de
Educação realiza, de 7 a 15 de
maio, a Semana da Leitura, iniciativa que promove visitas guiadas de
escolas públicas às bibliotecas temáticas municipais
As
bibliotecas temáticas da capital paulista, além do acervo comum, também
recebem coleções especializadas e
programação permanente em diferentes áreas, como Cultura
Afro-brasileira, Direitos Humanos, Feminista, Literatura Fantástica,
Música, Poesia, Cinema, Ciências, Meio Ambiente e Cultura Popular.
A programação começou na última Quinta (07), às 14h, na Biblioteca Prestes Maia, com o espetáculo
musical 'Lispectorianinhas – Cantigas para Clarice Lispector'. Na Sexta
(08), às 15h, a Biblioteca Castro Alves recebe a oficina “Recriarte”,
que
ensina como criar do zero, brinquedos com materiais recicláveis.
Na Terça-feira (12), a
programação acontece em dois espaços. Às 10h, a Biblioteca Belmonte
recebe a vivência artística 'Uma história conta outra', um ateliê
infantil que estimula a imaginação a partir da transformação de objetos
que já
não têm uso em novos brinquedos. Às 11h, a Biblioteca Parque São Rafael
recebe a intervenção 'Arte ao Vivo!', com a criação de um mural
coletivo.
Na Quarta (13), o dia será
de apresentações teatrais em diferentes regiões. Às 9h, as bibliotecas
Érico Veríssimo e Padre José de Anchieta recebem, respectivamente, os
espetáculos “Missão: O Mundo Caiu!” e “Circus – A Nova Tournée”.
Às 14h, a Biblioteca Jardim Lapenna apresenta nova sessão de “Missão: O
Mundo Caiu!”. Às 16h, a Biblioteca Mário Schenberg tem a apresentação de
“Ciência em Histórias”.
A Biblioteca Afonso Schmidt
recebe o espetáculo circense 'Circus – A Nova Tournée' na Quarta-feira
(14), às 9h. À tarde, às 14h, a Biblioteca Jayme Cortez apresenta o
musical 'Show Borboletrando', com músicas clássicas da cultura Brasileira.
Encerrando a programação, na Sexta (15), a Biblioteca Thales Castanho de Andrade recebe, às 11h, 'Los Xerebas', intervenção artística comandada por dois palhaços
brincalhões. Às 14h, a Biblioteca Álvaro Guerra terá a oficina de
materiais recicláveis “Recriarte”, e às 14h30 a Biblioteca Pedro Nava
promove o espetáculo teatral “Arvoreteca”, que propõe reflexões sobre o
meio ambiente.
Saiba mais sobre as bibliotecas temáticas: Link
Confira mais no site oficial. Acompanhe as redes sociais da SMC e o site SP+Cultura para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.
Por: Assessoria da Prefeitura